Atualmente, o mercado de qualquer prestação de serviço ou comércio está muito carregado e competitivo. Com a necessidade de captar cada vez mais clientes, avançar tecnologicamente, demandas crescentes e muito mais. Sendo assim, as empresas precisam estar cada vez mais preparadas para administrar seus negócios da forma mais eficiente possível. No universo hospitalar não é diferente, por isso, hoje saberá mais sobre centro cirúrgico.
No universo médico, essa realidade não é nem um pouco diferente. Investir em uma boa gestão é uma jogada de mestre e pode ser um fator decisivo que separa o fracasso do sucesso absoluto do centro médico, clínica, hospital, laboratório, ou qualquer outro empreendimento médico em questão.
Pensando nisso, elaboramos esse guia sobre gestão dos processos na área da saúde para esclarecer dúvidas que possam haver sobre esse assunto.

O que é gestão na área de saúde?
Bom, é importante começar pelo início: entender no que consiste, afinal, uma gestão dos processos.
A gestão dos processos na área da saúde nada mais é do que um conjunto de atividades necessárias para manter funcionando um estabelecimento de saúde. Em outras palavras, a gestão é responsável por manter as engrenagens de um sistema girando da forma mais estratégica possível, ou seja, propiciando previsibilidade, assertividade e até rentabilidade em empresas da área de saúde.
Na prática, para gerir um ambiente hospitalar, é necessário uma boa gestão dos processos, bem como englobar uma gama bem variada de atividades, como garantir um bom funcionamento de departamentos individuais; cuidar de contratações; administrar departamentos como marketing, logística ou contabilidade; gerir a parte financeira e muito mais. Sendo assim, não é tão simples fazer essa gestão dos processos.
Qual a importância de otimização no centro cirúrgico?
Gerenciar qualquer área de um hospital é inerentemente complexo. Afinal, são incontáveis os fatores que o afetam e, ao contrário de outras indústrias, atenção adicional deve ser dada ao bem-estar dos pacientes na gestão dos processos. Portanto, algumas das práticas de gestão mais famosas usadas por outros departamentos não podem ser usadas aqui. É necessário ajustar ou criar métodos específicos. E no entanto, as instituições médicas privadas ainda precisam manter sua lucratividade. É importante que os sócios e acionistas possam tornar o negócio rentável, por isso o investimento é tão importante para que o processo ocorra da melhor maneira.
Então, cabe ao gestor criar uma cultura em que todos os colaboradores – médicos, enfermeiras, técnicos e equipe administrativa – concentram-se na redução do desperdício e na otimização da utilização de recursos, e sem negligenciar a qualidade do serviço. Melhorando, assim, a gestão dos processos.
O bom gerenciamento da sala de cirurgia acaba afetando todo o hospital. Por exemplo, a área de abastecimento pode planejar a aquisição de medicamentos e outros materiais de forma mais inteligente, ou a enfermaria pode organizar melhor o abastecimento de quartos e leitos.
Como melhorar a gestão no centro cirúrgico com a otimização?
Entre as otimizações que podem ser feitas, podemos mencionar:
- software de agendamento e controle;
- trabalhar na perspectiva do Big Data e Analytics;
- Estabelecer metas.
5 benefícios da otimização da gestão dos processos
Agora que já é conhecida a complexidade por trás de uma gestão dos processos em ambientes hospitalares, é interessante estar por dentro dos benefícios que a otimização disso trará.
1. Redução de Custos
A otimização do processo ajuda a identificar e eliminar o desperdício. Dessa forma, recursos subutilizados começam a encontrar seu destino. Além disso, os fatores que afetam a produtividade, como erros, falhas e atrasos, são mais fáceis de serem percebidos. Depois de conhecer os problemas e suas causas, você pode criar um plano de ação para resolvê-los. Como resultado, os custos são reduzidos e a produtividade é aumentada e, portanto, o tempo de espera ou tempo de entrega para o cliente.
2. Proporcionar um serviço mais eficiente
A capacidade de entregar produtos e serviços com qualidade e agilidade é amplamente estudada na otimização de processos. A correção de erros e a padronização do desempenho do negócio são reportadas como soluções para produzir mais resultados em menos tempo, mas com qualidade excepcional.
A otimização da gestão dos processos ajuda a esclarecer quem é o responsável, os motivos, e quais conhecimentos são necessários para realizar as atividades. Dessa forma, as pessoas corretas estarão no processo na hora certa, o que aumenta a eficiência. Com isso, a padronização dos processos de negócios pode ser alcançada.
3. Melhoria de resultados
Outra grande vantagem da otimização de processos são os melhores resultados. Com isso, a organização pode entregar maior qualidade aos clientes com menor custo, por meio de trabalho de alto valor agregado. A empresa consegue assim posicionar-se melhor no mercado, destacar-se da concorrência e aumentar as suas vendas. Além disso, os clientes têm uma experiência muito melhor e mais feliz com sua marca.
4. Maior rapidez e agilidade na resolução de eventuais problemas
Quando a gestão dos processos não são otimizados e padronizados, é bem mais difícil reconhecer a verdadeira causa dos problemas, quando eles aparecem. Isso faz com que o gestor trabalhe apenas para “apagar incêndios”, atuando nas consequências sem eliminar a causa. Processos otimizados facilitam a elaboração de ações para resolver problemas e aumentam os resultados da organização, ou seja, investir na otimização é cortar o mal pela raiz.
5. Redução de Riscos
Por fim, a otimização de processos e a correção de erros de implementação também reduzem o risco. A padronização das operações ajuda a minimizar os riscos de erros de natureza humana, acidentes de trabalho, investimentos insatisfatórios e erros recorrentes de processo, por exemplo.
Pois então, a plataforma digital da SurgeMap foi criada justamente devido à importância de otimizarmos a gestão desses processos dentro do ambiente hospitalar
Ela nasceu para trazer previsibilidade à gestão do seu Centro Cirúrgico. Trazendo soluções que reduzem o desperdício de tempo e recursos no agendamento e execução de tratamentos e procedimentos cirúrgicos, bem como na gestão dos processos envolvidos.
Com uma interface moderna e intuitiva, é através da integração de processos e do fornecimento de dados gerenciais, que otimiza a gestão deles no centro cirúrgico, aumenta a eficiência e segurança dos agendamentos, produtividade da equipe, reduz gastos com estoque e almoxarifado, e sem mudanças radicais no dia-a-dia hospitalar com a implementação da plataforma.
Agora que você já sabe tudo sobre centro cirúrgico, o que está esperando? Agende um horário com a equipe da SurgeMap e otimize agora a gestão dos processos de seu negócio!