Nosso Blog

Qual a relação da tecnologia e saúde?

Atualmente, nenhuma área da vida social parece não ser afetada por recursos científicos e tecnológicos. A cada inovação, setores como negócios, educação e lazer parecem ter ganhado um novo significado devido ao potencial da virtualidade, que facilita (e muito!) o nosso dia a dia. A relação entre tecnologia e saúde não pode ser ignorada: a combinação das duas tem um impacto positivo na gestão hospitalar. Na verdade, a importância da tecnologia na saúde é inquestionável. 

Os avanços na pesquisa tecnológica afetam todos os processos da clínica, desde a comunicação até a coleta de informações. Quer um exemplo? De acordo com o Saúde Business, existem atualmente 9.000 aplicativos médicos e 60 milhões de pessoas usam as redes sociais para estudar saúde. Logo, a tecnologia na saúde é muito forte. 

As melhorias tecnológicas são de grande importância para proporcionar segurança aos pacientes e profissionais de saúde, gerenciando custos e aumentando a produtividade. Você quer entender as outras maneiras pelas quais os recursos de tecnologia afetam o dia a dia de clínicas e hospitais?

Confira agora a transformação digital no mundo da medicina, como o software tem sido de grande ajuda, os benefícios da tecnologia na saúde e a inovação tecnológica na saúde.

Tecnologia na saúde
Tecnologia na saúde: empresas que fazem a diferença. | Foto: Freepik.

Quais os principais avanços da tecnologia na área cirúrgica?

1. Telemedicina

Desde já, é uma das formas de tecnologia na saúde. Trata-se da relação médico-paciente à distância, envolvendo uma série de operações realizadas à distância.

Pacientes desacompanhados da cidade podem receber especialistas e exames altamente específicos. Por meio de uma plataforma, os médicos podem visualizar os resultados dos exames do paciente de qualquer lugar, e até publicar laudos sem estarem presentes. Os especialistas também podem monitorar os pacientes remotamente (assistência remota). Além disso, a telemedicina pode economizar custos para clínicas e hospitais.

2. Cirurgia assistida por robô

A cirurgia robótica também é mais uma tecnologia na saúde, ela se tornou uma realidade e vai garantir uma cirurgia mais segura e menos invasiva para os pacientes. São estruturas de robôs comandadas por especialistas que, com o auxílio de câmeras que geram imagens em 3D, têm a sensação de observar o corpo por dentro.

3. Prontuário eletrônico 

Com eles, todos os dados cadastrais e informações clínicas de seus pacientes ficam armazenados em um banco de dados, que pode ser acessado por diversos profissionais a qualquer hora e em qualquer lugar, facilitando assim a integração e o trabalho das equipes multidisciplinares. Os resultados dos testes, histórico médico, medicamentos, tratamentos e sintomas serão atualizados em tempo real.

4. Impressão de órgãos 3D 

A bioimpressão de órgãos 3D parece algo saído de um filme de ficção científica, mas se tornou uma realidade. Esse tipo de impressão usa tinta biológica em vez da tinta comum, que contém células, proteínas e outros elementos biológicos. Embora os cientistas ainda estejam cautelosos sobre esse problema, órgãos artificiais como o rim, o pâncreas e o coração já estão em desenvolvimento. Suspeita-se que sejam devido à sua longevidade no corpo humano.

5. IoT médica 

Essa tecnologia traz o controle clínico e o monitoramento fora do consultório, ou seja, no dia a dia do paciente. Desta forma, o indivíduo torna-se cada vez mais responsável por sua saúde o que aumenta a conscientização. Para os médicos, representa o acesso aos dados mais autênticos coletados no dia a dia, obtendo um controle mais eficaz. Por exemplo, as informações extraídas no escritório podem ser obscurecidas pela síndrome do jaleco branco.

6. Diagnósticos personalizados

Graças à utilização de tecnologia de realidade aumentada e facilidades de armazenamento e compartilhamento de informações via Internet, agora é possível obter dados mais precisos sobre os pacientes e suas patologias, possibilitando um diagnóstico mais personalizado.

7. Medicamentos personalizados

Os avanços tecnológicos como a internet e a computação em nuvem vêm permitindo o aumento da interação e conectividade nas mais diversas atividades profissionais. Além disso, a fim de tornar as intervenções mais precisas e pontuais, a tecnologia vem sendo utilizada para reabilitação, por meio do uso de jogos e realidade virtual.

Benefícios da tecnologia associada à saúde 

Qualidade no atendimento

A conectividade permite também uma maior qualidade no atendimento. O agendamento de consultas e exames online reduz deslocamentos até clínicas e hospitais, além de diminuir o tempo do paciente ou seu familiar ao telefone — esperando a disponibilidade do atendente para fazer a marcação de horário.

É possível verificar datas e horários disponíveis e fazer o agendamento por conta própria pela internet, em qualquer horário do dia. É uma praticidade para as pessoas que têm a rotina corrida e para as clínicas, que além de poderem trabalhar com menos funcionários, ficam mais organizadas, reduzem as filas e conseguem oferecer um atendimento melhor ao paciente.

Integração das informações

A tecnologia na saúde permite a integração das informações, facilitando o trabalho dos profissionais envolvidos. O prontuário eletrônico, por exemplo, reúne histórico do paciente, tratamentos efetuados, exames realizados, diagnósticos, medicações prescritas, entre outros dados de saúde que ficam registrados de forma eletrônica.

As informações ficam seguras na nuvem e podem ser acessadas por médicos e outros profissionais que cuidam do paciente, inclusive de forma remota. Essa é uma maneira de otimizar o trabalho de toda a equipe, ajudando o médico a propor o tratamento mais adequado.

Redução de erros 

Exames com diagnósticos mais precisos, técnicas cirúrgicas mais acuradas com o uso da robótica, informações completas do paciente no prontuário eletrônico, entre outros fatores, colaboram para a redução de erros que, como sabemos, podem ter sérias consequências quando se trata de saúde.

Só o fato de eliminar o uso de papel para a realização dos procedimentos pode diminuir consideravelmente as falhas.

O uso da inteligência artificial na Medicina também pode trabalhar nesse sentido, alertando o médico, por exemplo, em tempo real sobre as mudanças no quadro clínico do paciente. Tornando a tecnologia na saúde essencial. 

Tecnologia na saúde: como a Surge Map impacta com essa complementação

A tecnologia na saúde trouxe diversas modificações para a área da saúde ao longo de sua história. Tanto na forma como médicos se relacionam com pacientes quanto na própria gestão dessas instituições.

Essa relação trouxe avanços significativos para a qualidade de vida da população. Podemos perceber esse desenvolvimento quando refletimos sobre o cenário da área apenas algumas décadas atrás.

Agora que você já sabe os benefícios, influências e avanços da tecnologia na saúde, está na hora de conferir mais sobre essa empresa que vem fazendo a diferença no mercado de saúde com uma tecnologia voltada ao planejamento administrativo do centro cirúrgico, a Suge Map

Esta gostando do conteudo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp