Você sabe o que é gestão inteligente? A gestão inteligente ajuda uma empresa (nesse caso, um hospital) a funcionar de forma muito mais eficiente, visando a produtividade e trabalho em grupo.
Para que um hospital consiga funcionar de forma ágil e também consistente, suas engrenagens precisam sempre estar bem ajustadas, visando o seu bom funcionamento, e é aí que a gestão inteligente entra.
Por esse motivo, investir em novas formas de melhoria, métodos de administração e controle de diferentes áreas do hospital é tão importante. Investir na gestão inteligente é investir no futuro do hospital. Saiba mais sobre a gestão inteligente no centro cirúrgico!

O que é gestão inteligente?
A gestão inteligente é um novo conceito de gestão estratégica, seja de empresas ou hospitais, que tem base na necessidade de líderes em tomarem decisões de forma rápida e assertiva.
Dessa forma, com a gestão inteligente, é possível gerenciar um negócio seguindo essa nova tendência do mercado, que é criar condições para que as tomadas de decisões sejam possíveis. O intuito disso é fazer com que essa empresa seja conduzida de uma forma mais dinâmica, intuitiva e também sempre estando um passo à frente de onde o mercado está.
A gestão inteligente é muito mais que uma tendência, pois ela é exatamente o que o mundo atual pede. O comportamento da gestão inteligente pode ser descrito através da sigla VUCA, que é uma forma de definir o comportamento atual (tanto da parte do consumidor quanto da sociedade em um geral): V de volatility (volatilidade), U de uncertainty (incerteza), C de complexity (complexidade) e A de ambiguity (ambiguidade).
Então, basicamente, para que o gerenciamento consiga se manter relevante no mundo instável em que vivemos, onde mudanças podem acontecer a qualquer momento, a gestão inteligente é indispensável.
A importância de gerenciar de forma inteligente seu centro cirúrgico
O gerenciamento de um hospital é algo muito complexo, independentemente de que área ele seja. São diversos fatores que influenciam as tomadas de decisões e isso é algo que os hospitais precisam se preocupar, diferentemente das empresas é fator adicional do bem estar de seus pacientes.
Dessa forma, algumas das práticas de gestão que são mais conhecidas e utilizadas em outras áreas e setores não podem ser utilizadas em um hospital, então é necessário criar novas estratégias ou adaptar existentes, como a gestão inteligente.
Mesmo assim, qualquer instituição privada precisa preservar a sua rentabilidade, e as instituições privadas de saúde não fogem disso. É muito importante que os acionistas tentem fazer com que o negócio seja ainda lucrativo e, por esse motivo, é tão importante que eles invistam em processos que viabilizem que isso aconteça da melhor maneira possível.
Quais as vantagens da gestão inteligente?
As vantagens da gestão inteligente são a parte mais atrativa. Criar uma cultura em que todos os colaboradores consigam prezar por uma redução de desperdícios e também otimização do uso desses recursos, ainda que sem perder a qualidade dos serviços que foram prestados, é de total responsabilidade dos gestores.
Uma boa gestão inteligente do centro cirúrgico também consegue influenciar todo o resto do hospital, por exemplo, a área de suprimentos, que pode planejar com muito mais inteligência a compra de medicamentos e outros insumos. Ou também a área da enfermaria, que pode fazer uma gestão melhor de oferta dos quartos e leitos.
Como implantar uma gestão inteligente no centro cirúrgico?
Hoje em dia, com os avanços da tecnologia e das orientações, é possível obter uma gestão inteligente por meio de instituições que certificam a qualidade dos serviços prestados por unidades de saúde, além de ações que podem contribuir com a aplicação da gestão inteligente.
Investir em um software de agendamento e controle
Existem diversas inovações no mercado que podem servir para que você possa fazer todo o gerenciamento do seu centro cirúrgico de uma forma integrada. Esse tipo de solução consegue possibilitar um melhor planejamento da utilização de leitos de um hospital, e ter melhores previsões de ocupação.
Eles também fazem uma automatização e simplificação de todos os aspectos burocráticos que foram envolvidos, já que colocam todos os interessados em um mesmo ambiente on-line, o que facilita a comunicação entre eles e reduz os prazos para as autorizações.
Geralmente, as soluções estão hospedadas na nuvem, o que faz com que você não precise gastar com servidores e a segurança da informação seja maior.
Trabalhar na perspectiva do Big Data e Analytics
O nome Big Data é dado a uma enorme quantidade de dados que as empresas conseguem gerar hoje em dia, graças a utilização em massa de todos os sistemas informatizados e os seus processos.
Anteriormente, para se fazer uma análise, era necessário que o profissional fizesse uma compilação de informações que eram originalmente vindas de formulários ou planilhas de papel. Hoje em dia, qualquer informação está à disposição e pode ser agrupada de acordo com o seu interesse. Dessa forma, depois da conversão de todos esses números em indicadores (por meio do Analytics), é possível tomar melhores decisões.
Estabelecer metas
Uma gestão inteligente bem feita deve ser baseada em indicadores de desempenho e em metas atingíveis. Por isso, sempre pense com base nas comparações de períodos anteriores e de benchmarks externos, que você pode obter por meio de estudos científicos ou até mesmo por divulgações internacionais de referência. Também se lembre de que a missão de trabalhar para que as equipes consigam alcançar as metas propostas é do gestor, dando subsídios para que isso possa acontecer. Então, pense em tudo que for realmente importante na gestão do seu centro cirúrgico e acompanhe todo o processo de forma criteriosa.
Utilizar a tecnologia a seu favor
Muitos processos operacionais podem ser executados de forma muito mais rápida se forem automatizados. Além disso, as chances de que aconteça uma falha humana são eliminadas, o que condiz com a eficiência proposta pela gestão inteligente. A tecnologia também permite que os profissionais tenham mais tempo para se concentrar nas funções mais estratégicas.
Agora você já sabe o que é gestão inteligente, quer saber mais sobre as vantagens de incluir softwares em centros cirúrgicos e como otimizar o processo cirúrgico? Acesse o site da SurgeMap e conheça tudo o que eles podem te oferecer!