O cenário das empresas pré-pandemia era sempre de salas de reunião lotadas e muita gente circulando pelos corredores, a fim de encontrar um local silencioso para sua videochamada ou reunião. Quando a pandemia tomou conta do cenário empresarial brasileiro, a maioria das empresas se esvaziaram e adotaram o trabalho remoto, porém essa prática não pôde ocorrer em clínicas médicas e hospitais. Agora, com a retomada gradativa de todas as empresas, o agendamento inteligente se torna cada vez mais necessário.
Isso se acentua nas clínicas cirúrgicas, afinal, a possibilidade de contaminação é alta, por isso o agendamento cirúrgico é altamente benéfico para essas empresas.
Apesar de chato, é bastante frequente o adiamento de cirurgias por ocupação imprevista das salas de cirurgia. Isso pode acontecer por erros criados no momento do agendamento ou algum imprevisto, como perda de dados ou da agenda. Isso faz com que se tenha um erro de comunicação e as salas de cirurgia que, deveriam estar desocupadas, acabam ficando ocupadas por algum motivo. Imprevistos como esse são comuns e acabam afetando o cronograma de cirurgias, portanto, o agendamento inteligente acaba com esse tipo de problema.

O que é agendamento inteligente?
O agendamento inteligente é a automatização de práticas e agendas, que visam ter o controle diretamente de um suporte inteligente e virtual. Além de possibilitar o check-in em salas e ter um controle maior sobre isso, sem margem de erro, o agendamento inteligente proporciona o maior controle das salas e daqueles que frequentam e reservam esses ambientes.
De forma resumida, o agendamento inteligente é o responsável pela facilitação nos agendamentos e otimização dos espaços, diminuindo a circulação de pessoas. Isso acontece pelo simples fato de que, com uma organização, as pessoas não precisam buscar por espaços e salas livres, basta consultar o sistema.
5 benefícios do agendamento inteligente na clínica cirúrgica
Confira, a seguir, quais são:
Agendamento inteligente com gestão de dados e relatórios
Além de benéfico para a empresa e colaboradores, o agendamento inteligente cria também facilidades aos superiores, que conseguem ter maior controle dos funcionários que realizaram o “check-in” em determinado espaço. Outro ponto positivo é a criação de relatórios que mostram a ocupação das salas e a utilização delas, fazendo com que seja possível ter controle de horários e dias de maior ocupação, por exemplo.
Otimização do espaço e de tempo dos funcionários
No período da pandemia, foi notável o exagero em diversas questões e ficou cada vez mais perceptível que uma boa organização era muito mais importante do que a quantidade de espaço, ou coisas presentes. Ou seja, percebeu-se a possibilidade de otimização e redução de custos. O tempo também passa a ser otimizado quando se tem uma definição e a reserva de um determinado espaço para um horário em específico. É o mesmo exemplo de um restaurante: quando se faz uma reserva, não é preciso esperar ao chegar no local, já que haverá uma mesa esperando por você. Funciona da mesma forma com o agendamento de centro cirúrgico.
Substituição de tarefas humanas
A presença humana é cada vez mais desprezada com o avanço da tecnologia. Apesar disso, em locais que tratam questões de saúde, é sempre conveniente a presença de pessoas. Contudo, existem algumas tarefas realizadas manualmente, que apresentam diversos erros humanos e que acabam prejudicando o andamento da empresa, ou resultando no adiamento de procedimentos cirúrgicos. Portanto, quando se cria um agendamento inteligente, a responsabilidade humana sobre a reserva e utilização de espaços, é praticamente nula. Com isso, os erros diminuem e a organização aumenta, tornando o ambiente mais acessível e otimizado.
Diminuição da chance de contágio
Na retomada das atividades, pós-pandemia, diversas práticas precisaram ser alteradas ou abolidas. O agendamento inteligente vem justamente para ser uma ferramenta para facilitar essas mudanças. Uma vez que hospitais e clínicas cirúrgicas, sempre tiveram atenção redobrada em questões de higiene para evitar ao máximo contaminações e infecções hospitalares.
Com a pandemia da Covid-19, uma doença que em certos casos não apresenta sintomas claros, mas altamente transmissível, essa atenção deve ser ainda maior. Uma vez que esses espaços possuem uma ocupação que normalmente é alta, o risco de contágio de enfermos, ou pacientes em recuperação é muito grande. Quando se cria um agendamento inteligente para o centro cirúrgico, os horários de circulação de pessoas ficam determinados. Com isso, o pessoal presente diminui e o espaço consegue ser melhor aproveitado, além do risco de contaminação cair drasticamente.
Facilidade para pacientes e usuários
O agendamento inteligente garante facilidade para pacientes e usuários. Isso porque com a automação dos serviços de agendamento, os clientes e pacientes conseguem de forma mais prática e fácil, marcar consultas e procedimentos médicos. Muitas clínicas oferecem serviços de atendimento ao cliente por telefone, que não são satisfatórios. Por ser por telefone, ou às vezes por má vontade, o serviço acaba prejudicando o cliente e diminui o número de clientes atendidos pela empresa.
Como é possível inserir um agendamento inteligente na clínica?
O agendamento inteligente pode ser inserido através de diversas práticas. Começando pela automação dos processos e dos ambientes. Esse primeiro passo é muito importante, já que para qualquer implementação de processos inteligentes depende de uma tecnologia. Após isso, é necessário capacitar a equipe para que eles consigam se adaptar o mais rápido possível às novas práticas inteligentes da empresa. Quando você passa a utilizar um sistema baseado em um software inteligente, você reduz custos e otimiza o espaço. Além disso, a utilização de um agendamento inteligente cria um bem-estar entre os colaboradores da empresa, pela otimização que a tecnologia gera no ambiente.
Já que a otimização das empresas médicas e a implementação de agendamento inteligente são tendências, se você se interessou pelo assunto e quer fazer um orçamento ou saber mais informações de como implementar essa tecnologia na sua empresa, acesse o site da SurgeMap. A startup chegou ao mercado com o propósito de otimizar a questão dos agendamentos, diminuir custos de operação e facilitar a gestão de clínicas médicas e centros cirúrgicos. Criando maior controle sobre o dia a dia hospitalar, a SurgeMap irá potencializar o funcionamento da clínica.