Nosso Blog

Como garantir a segurança a partir da otimização dos processos cirúrgicos?

Segurança é um item que deve ser levado a sério dentro de qualquer empresa. No caso de hospitais, principalmente nos processos cirúrgicos, a segurança hospitalar é algo que não pode faltar de forma alguma. Tanto os pacientes, quanto os profissionais de hospitais e de clínicas cirúrgicas precisam estar seguros nesse ambiente. 

O motivo de tanta preocupação com a segurança hospitalar é simples: trata-se de um ambiente que lida com a saúde das pessoas, ou seja, é fundamental que os pacientes consigam seu tratamento e que os profissionais consigam proporcioná-lo de maneira assertiva e segura.

Existem, nesse sentido, alguns caminhos que podem ser seguidos na busca por maior segurança hospitalar. Otimizar os processos cirúrgicos trará melhores resultados a todos os envolvidos.

Continue a leitura para saber mais sobre!

segurança hospitalar
Clínica cirúrgica: a otimização de processos cirúrgicos é muito utilizada para garantir a segurança hospitalar. | Foto: Freepik.

O que é otimizar processos cirúrgicos?

A otimização de processos é uma atividade em que a empresa programa com organização o funcionamento de todos os setores de seu ambiente para que todos os funcionários possam trabalhar em suas próprias funções com um objetivo em comum: zelar pelo bom funcionamento da empresa.

Essa otimização de processos tem como base a organização e o planejamento. Esses são itens primordiais para garantir a segurança, uma vez que com um preparo antecipado a maioria dos acidentes poderão ser prevenidos e resolvidos antes mesmo de acontecerem.

Dentro dos processos cirúrgicos, a otimização de processos precisa ser feita com muito cuidado, uma vez que qualquer pequeno erro pode se tornar grande nesse ambiente. Para aumentar a produtividade, é necessário que todos os processos de uma cirurgia sejam muito bem organizados, desde o pré-operatório até o pós, aumentando a segurança hospitalar.

A otimização do trabalho é muito importante dentro dos centros cirúrgicos para que cada profissional saiba o que tem que fazer, o horário certo de realizar cada função e a melhor maneira dela ser realizada. Assim, evitamos o desperdício com tarefas que poderiam ser resolvidas em menor tempo ou que são desnecessárias.

Quais as vantagens de otimizar processos cirúrgicos?

Pensando no hospital como uma empresa, a otimização de processos é uma ótima forma de se destacar perante à concorrência. Grande parte dos clientes percebem que a empresa se preocupa com a organização e o bem estar dos clientes, resultando no tratamento adequado dos pacientes. Isso fará com que o hospital seja frequentemente bem avaliado e recomendado.

A otimização de processos é sempre muito útil na prevenção de erros e falando em saúde isso é inquestionável. A otimização tem vantagem também para os colaboradores desse hospital. Ela fará com que eles se sintam mais produtivos, evitando a execução de tarefas repetitivas e por vezes desnecessárias (retrabalho). Esse ambiente produtivo faz com que o colaborador trabalhe em um local que se preocupa com sua participação e o valoriza como participante do sucesso da empresa.

Como a otimização pode ajudar na segurança hospitalar?

Durante a otimização de processos, são feitas várias análises que ajudam a detectar erros que poderão ser cometidos, afetando a segurança hospitalar.

Veja, a seguir, em detalhes, como a otimização pode ajudar na segurança hospitalar.

Controle dos processos cirúrgicos

Para que haja otimização de processos a fim de garantir a segurança hospitalar é necessário que a gestão do hospital esteja acompanhando todos os dados colhidos dentro dos processos cirúrgicos.

Para que isso seja feito com maestria, é necessário colher todas as informações que são geradas dentro do centro cirúrgico: número de procedimentos, número de não conformidades, satisfação do cliente, demanda e consumo de materiais, margem de lucro etc. Como são muitos dados, uma pessoa fazendo tudo pode acabar se perdendo. Neste processo a tecnologia pode ajudar a fazer melhor e em menos tempo.

Colhidas as informações, chega o momento de realizar a análise sobre elas. Dessa forma, será possível identificar quais são os caminhos a serem trilhados para gerar sucesso nos resultados da empresa. Além disso, durante essa interpretação, a gestão do hospital, para manter a otimização de processos, poderá organizar as funções de cada colaborador e as metas a serem atingidas.

Organização no centro cirúrgico

Uma boa organização no centro cirúrgico é o ponto chave para a otimização de processos e, consequentemente, para a segurança hospitalar. Nesse sentido, ela deve ser feita durante todo o processo de uma cirurgia: o pré, o durante e o pós.

No pré, é válido ter um plano de checagem do paciente, desde a avaliação dos exames pré operatórios, a programação anestésica até a sedação se pertinente, sempre se preocupando com a comunicação com o paciente para que ele se sinta mais seguro nesse ambiente. 

Nesse momento, deve também ser feita a checagem para avaliar se aquele paciente não possui nenhum risco que possa tornar a cirurgia perigosa (restrições cognitivas, por exemplo), além de garantir que os equipamentos e a equipe estão preparados. 

Durante a cirurgia, para a otimização do processo, é válido ter já programado cada passo do procedimento, avaliando quais são os riscos e o que deve ser feito caso eles virem realidade, para que, assim, as chances de dar algum problema sejam bem menores.

No pós, a equipe da gestão precisa estar de acordo com todos os passos da recuperação do paciente. É necessário acompanhar o cliente desde a recuperação da anestesia até as consultas de retorno. 

A tecnologia é uma super aliada da gestão que procura garantir a segurança hospitalar. A SurgeMap é uma plataforma intuitiva e eficiente que ajuda na otimização dos processos cirúrgicos fazendo com que seu hospital se destaque da concorrência.

Esta gostando do conteudo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp