A gestão de processos é fundamental para um bom planejamento e a organização de centros cirúrgicos. Assim como cada setor do hospital tem suas próprias responsabilidades, com o centro cirúrgico não é diferente. Seu principal objetivo é atender os pacientes com qualidade e segurança.
É exatamente por isso que a organização do centro cirúrgico fica dividida em três diferentes áreas, que são separadas conforme o grau de risco que oferecem para a assepsia do local.
Para garantir que a segurança do local sempre esteja sendo levada em consideração, a gestão de processos não pode faltar no seu centro cirúrgico.
Continue lendo para entender como a gestão de processos pode ser importante em um centro cirúrgico e quais são as formas de administração!

O que é gestão de processos?
O que chamamos de gestão de processos é na verdade um conjunto de técnicas que têm como finalidade a otimização de procedimentos de uma organização.
Nesse caso, a gestão de processos para o centro cirúrgico visa encontrar maneiras de melhorar a administração e todos os procedimentos que estão envolvidos no setor.
O principal objetivo do centro cirúrgico é sempre garantir que seus pacientes estejam recebendo os devidos cuidados,e da forma correta, desde o agendamento da cirurgia e pré-operatório, até sua realização e pós-operatório.
Então, nesse meio tempo, o centro cirúrgico acaba tendo que lidar com diversas áreas do hospital, como estoque, administrativo, farmácia, RPA …
Por isso, dentro desses processos, podemos incluir desde a compra de equipamentos e insumos para o centro cirúrgico, até a qualidade de atendimento que for entregue ao paciente.
Quem geralmente assume a responsabilidade de fazer essa gestão de processos do centro cirúrgico é o enfermeiro. Esse profissional da saúde tem um grande papel de liderança no setor.
O enfermeiro gestor do centro cirúrgico tem diversas funções, mas todas elas convergem para um mesmo ponto: garantir que o processamento e entrega de produtos da saúde esteja sendo feito com a máxima segurança.
Então, durante a gestão de processos do centro cirúrgico, o enfermeiro:
- Prioriza o desempenho da equipe tendo em vista os riscos, bem como a vulnerabilidade e particularidade de cada paciente;
- Dá prioridade para as interferências e urgências.
A gestão de processos é o que vai garantir que todos os procedimentos estejam acontecendo como deveriam. E é a parte administrativa que dirá se há algum problema financeiro no centro cirúrgico, se algo está faltando etc.
Qual a importância da organização dos processos no centro cirúrgico?
A gestão de processos é importante para qualquer departamento do hospital, sendo sempre muito complexa. Isso acontece porque existem diversos fatores ao redor que influenciam nessa gestão, e diferentemente de alguns outros setores, frequentemente deve ser executada após adaptações nas suas estratégias.
Então, a gestão de processos acaba sendo fundamental porque ela garante a rentabilidade do hospital. Instituições privadas, por exemplo, precisam garantir que os lucros continuem, e os públicos e filantrópicos, que os recursos não estejam sendo desperdiçados.
Por isso, o gestor do hospital fica encarregado de cuidar da gestão de processos, criando uma cultura organizacional para os profissionais presentes no setor, prezando pela melhoria dos procedimentos e fluxos no centro cirúrgico.
Além disso, é a gestão de processos que indicará quando algo não está dando certo. Se um equipamento está dando muitos problemas, se está faltando insumos, se algum fluxo não está otimizado ou executado da forma correta…
Isso é possível porque a gestão de processos se baseia em indicadores de resultados, procedimentos e estrutura para fazer a administração do centro cirúrgico.
3 maneiras de melhorar a administração do centro cirúrgico
Para melhor a administração do centro cirúrgico, é fundamental se basear em uma boa gestão de processos levando diversos fatores em consideração.
Se você deseja otimizar os processos de seu hospital, então confira algumas dicas essenciais:
1- Garanta a organização
A organização do centro cirúrgico é a principal maneira de se fazer uma boa gestão de processos. Trabalhar em um ambiente caótico sempre trará resultados negativos, nunca positivos!
Por isso, tente estabelecer metas. Tenha indicadores como base para seus objetivos e comece a comparar os resultados dos seus períodos para entender qual processo precisa ser melhorado.
A partir disso, fica mais fácil estabelecer uma meta para que todos envolvidos nos processos possam alcançar. Só não se esqueça de fazer tudo de forma bem organizada!
2- Otimize os processos
A otimização dos processos pode ser feita de uma maneira bem simples: utilizando tecnologia. Hoje em dia, quem é que precisa armazenar informações em papéis?
Comece a fazer todos os processos de forma digital. Além de ser bem mais rápido, também é mais seguro.
Além disso, com as informações todas na nuvem, os profissionais de saúde conseguem ter acesso mais facilmente aos dados do paciente, das salas de cirurgia…
Isso reduz até mesmo as falhas humanas no dia a dia, já que com um clique você terá todos os dados que deseja, e poderá avaliar o que está acontecendo no centro cirúrgico em tempo real!
3- Facilite a gestão
Para facilitar a gestão de processos, você precisa investir em um bom sistema de gestão online para seu centro cirúrgico.
Atualmente, é possível encontrar diversos aplicativos de gestão na internet fazendo uma pesquisa rápida.
Quando você usa um software, os processos rotineiros são simplificados e automatizados, além de ficarem bem menos burocráticos.
Um bom exemplo de software para gestão de processos é a SurgeMap. Utilizando esse sistema é possível ter um controle maior sobre o centro cirúrgico de seu hospital.
Além disso, você ainda tem acesso a mais 3 grandes vantagens:
- Assertividade: já que a quantidade de erros humanos é reduzida, e a aferição de dados muito mais precisa;
- Diminuição de gastos: porque há um aumento na produtividade e eficiência dos profissionais, e substituição de trabalho humano nos cálculos e mapeamentos.
- Rentabilidade: já que as salas de cirurgia são utilizadas de maneira estratégica e otimizada.
Um centro cirúrgico depende muito da gestão de processos para que possa funcionar sem problemas e para que consiga realmente atingir o seu objetivo.
Administrar o centro cirúrgico pode parecer uma tarefa muito complexa, mas a gestão de processos facilita tudo isso quando você investe em soluções inovadoras. Se você quer conhecer mais soluções para a gestão de processos, confira a SurgeMap, que possui um software de centros cirúrgicos ideal para a organização e administração de todos os processos envolvidos. Confira!